ARTES MARCIAIS

Estudantes da UnB podem receber créditos de extensão. Evento vai reunir atletas de 60 países

Estar perto de promessas do esporte, vivenciar uma competição internacional e receber créditos por isso são oportunidades que batem à porta de estudantes da Universidade de Brasília. O comitê organizador do 7º Campeonato Mundial Júnior de Wushu conta com a participação da comunidade universitária para receber, em julho, atletas de 60 países na capital federal. O evento precisará de pelo menos 50 voluntários.

A participação de estudantes da UnB pode render 4 créditos por meio da disciplina Projeto de Extensão em Educação Física 1 ou 2, que é livre a todos os registrados na graduação. Essa cadeira não é ofertada no sistema Matrícula Web. A inscrição deve ser feita, até 16 de março, por meio de formulários na Faculdade de Educação Física (FEF) ou na Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), na ala sul do Instituto Central de Ciências.

O trabalho voluntário também pode valer 4 créditos de extensão. Para isso, é preciso se vincular ao Programa Multidisciplinar do Esporte Universitário até 7 de abril. O formulário para ingresso está no Sistema de Extensão (Siex) com o código 57321.

É possível ainda se voluntariar apenas pelo certificado emitido pela organização, que pode ser utilizado como atividade complementar. A carga horária total de participação é de 60 horas, divididas entre o treinamento e atuação no evento. A fase de capacitação está prevista para começar em 11 de abril.

“Nossa presença tem dois aspectos fundamentais: fortalecer a cultura do voluntariado, indispensável em qualquer grande evento esportivo, e oferecer uma vivência profissional na gestão do esporte”, avalia o professor da FEF e diretor da DEL, Alexandre Rezende.

REQUISITOS – Comprometimento, cordialidade e domínio de uma língua estrangeira são características desejadas para os voluntários, segundo a Confederação Brasileira de Kungfu Wushu. “É uma experiência única. Mais do que ganhar créditos, é possível vivenciar um evento de nível internacional sem sair de Brasília”, avalia o estudante da FEF e membro do comitê organizador, Roque Neto.
O 7º Campeonato Mundial Júnior de Wushu vai de 9 a 16 de julho. As lutas serão realizadas no ginásio Nilson Nelson.

SERVIÇO - 7º Campeonato Mundial Júnior de Wushu

Voluntariado:  créditos de ensino, extensão e/ou certificado para estudantes da UnB.
Inscrições abertas. Formulário na Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) e Faculdade de Educação Física. Para créditos de extensão, o ingresso é por meio do Siex.