COMPETIÇÕES OFICIAIS

CBDU divide modalidades em grupos e cria bônus por participação

Luís Gustavo Prado

O sistema de pontuação que define o ranking das instituições de ensino superior e das federações no esporte universitário nacional mudou. A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) anuncia que a partir deste ano os esportes serão divididos em três grupos, com peso maior para modalidades coletivas (ver quadro abaixo). Também foi implementada uma tabela de bônus por participação para valorizar as entidades mais assíduas nas competições.

Em linhas gerais, a nova metodologia busca redistribuir a pontuação com mais equidade entre as modalidades e não faz distinção entre divisões nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Essa competição, aliás, foi ampliada e passa a dar nome às ligas que ocorrem durante o ano e às etapas regionais. A liga de lutas, por exemplo, passa a se chamar JUBs Lutas. Os JUBs tradicionais agora recebem a distinção de fase final.

Fonte: CBDU

A presença em competições oficiais ao longo do ano vai ser recompensada com pontos. A bonificação é progressiva a partir de 20 participações nas 65 disputas previstas. As instituições e federações podem acumular até 200 pontos se tiverem mais de 55 participações. Essa pontuação equivale à de quatro conquistas no atletismo.

Segundo a CBDU, as mudanças aprimoram o Troféu Eficiência, prêmio que reconhece as instituições e federações com o melhor desempenho no esporte universitário do país. “Até o ano passado, somávamos os vencedores do Beach Games, da LDU, do JUBs, e tínhamos os campeões da temporada nacional. Agora, como todas as competições passam a ser JUBs, o Troféu Eficiência passa a ter mais sentido”, avalia o presidente da confederação, Luciano Cabral, em declaração ao site da entidade.

Fonte: CBDU