SEMANA UNIVERSITÁRIA

Comunidade se integra na tradicional corrida rústica

Hugo Costa

A vegetação do Centro Olímpico (CO) foi o cenário, nesta sexta-feira (27), do tradicional Cross Cerrado. A corrida de 5 km reuniu dezenas de atletas da Universidade de Brasília e da comunidade externa. O calor de 30° C foi atenuado pelas muitas árvores da região e pela brisa do Lago Paranoá.

“É um circuito muito bonito. Fico satisfeito em correr aqui, em lugar que já costumo treinar”, disse o primeiro colocado entre os servidores, Felipe Evangelista. Técnico do Centro de Informática e aluno de mestrado da Ciência da Computação, ele correu o segundo Cross Cerrado sem preocupação com o resultado. “Vim tranquilo para fazer meu melhor, no menor tempo possível”.

Primeira colocada geral entre as mulheres, Iranilde Araújo também não tinha o pódio como principal objetivo. “Correr é tudo de bom. Em primeiro lugar está a saúde, depois penso no tempo”, afirmou a atleta que representa a comunidade externa.

A medalha de ouro entre os estudantes e o melhor tempo geral da prova ficaram com Pedro Vilhena. “Queria correr bem, mas não esperava a primeira colocação”, admite o graduando em geografia. “É uma bela despedida da Universidade”, diz ele, que ainda avalia a possibilidade de ingressar em curso de pós-graduação.

A caloura de Educação Física Larissa Vasco comemorou a medalha de ouro entre as estudantes. “Sai na frente, mas foi difícil manter o ritmo”, afirmou. “Achei a prova ótima. Muito organizada. Só senti falta de mais um ponto de água na subida final”.

ORGANIZAÇÃO – O responsável pela área esportiva da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC), Alexandre Rezende, disse que “é reconfortante observar a animação e o envolvimento das pessoas” na prova. Ele ressaltou o esforço da equipe da Diretoria e de parceiros para conseguir oferecer prêmios, camisetas, bonés, água e frutas aos participantes. “Montamos essa estrutura especialmente para a comunidade. Fiquei satisfeito”.

O planejamento e a execução do Cross Cerrado envolveram estudantes, professores, técnicos e voluntários. “Essa experiência, com certeza, ajuda na nossa formação”, avaliou a estudante de Educação Física Camila Paiva. Colega de curso dela, Randson Andrade, elogiou a “galera animada” e disse que “a participação dos estudantes é superválida em uma prova que, antes de tudo, promove a saúde”.

O técnico desportivo Pedro Ivo Barbosa também saiu satisfeito do evento. “Foi uma estrutura muito boa. A mesma que queremos levar para o Cross de Planaltina no dia 10”, afirmou. “Espero que o número de participantes lá seja maior”.

O Cross Cerrado no CO foi uma realização da DEA com apoio do Decanato de Extensão, da Faculdade de Educação Física, da Associação dos Docentes da UnB, do Clube de Atletismo da UnB, da Caesb e da Sanoli.