Da UnB Agência

Você que frequentou o campus da UnB ou suas salas virtuais nos últimos anos, talvez já tenha ouvido falar do FEAC, do Eureka! ou do Futmanobol. Menos conhecidos para o público externo, a sigla, a interjeição e o neologismo acabam de se tornar Projetos de Extensão reconhecidos pela universidade.

As inscrições estão abertas para se tornar o primeiro bolsista remunerado de extensão nos três projetos organizados pela DEAC, liderados pelo técnico desportivo Cristiano Hoppe Navarro. As bolsas, pelo Edital PIBEX do Decanato de Extensão, são de 400 reais durante nove meses e envolvem uma gama variada de atividades. Conheça os Editais e faça sua inscrição somente até o dia 21 de março.

FEAC

EUREKA!

FUTMANOBOL

O FEAC, sigla para Festival de Esporte e Atividades Comunitárias, são as olimpíadas da UnB, com modalidades acadêmicas e artísticas, esportes eletrônicos e presenciais - e já está tendo a honra de ser tratado como a fusão dos JIUnBs com o FINCA, dois dos projetos mais icônicos da universidade que vêm desde o século passado. A sigla começou a ser ouvida nos espaços de convivência universitária em 2021, no desafio de uma competição totalmente remota, e sua edição 2022 está em marcha com a retomada dos esportes presenciais. O bolsista selecionado vai mergulhar diretamente na organização em curso.

O EUREKA!, interjeição pronunciada por Arquimedes significando "Descobri!", fez sucesso no formato presencial e depois no remoto nas Semanas Universitárias 2019 e 2020. O curso tem a proposta de unir a parte teórica e a prática da criatividade, com palestrantes convidados e oficinas especialmente projetadas em inteligências múltiplas. O bolsista selecionado vai participar da elaboração e execução da sua terceira edição, prevista para junho a setembro.

O FUTMANOBOL, afinal, é um neologismo que já faz parte do vocabulário universitário. O termo bilíngue faz referência ao inglês "foot" e "ball" e ao espanhol "mano", ou seja, um esporte com bola jogado com pés e mãos - unindo fundamentos de futebol, vôlei, handebol e outras modalidades coletivas. O esporte faz parte do diversificado cardápio esportivo encontrado na universidade e já tem uma comunidade consolidada de praticantes no DF. O bolsista selecionado vai participar da organização distrital e empreender esforços para nacionalizar a modalidade.

Além dos três projetos, confira ainda os editais para as bolsas de outros dois projetos da DEAC: o Fórum Estudantil, organizado pela Coordenação de Organizações Comunitárias, e as Oficinas de Arte e Cultura da Coordenação homônima.

Fórum Estudantil

Oficinas comunitárias de arte e cultura