SEMANA UNIVERSITÁRIA

Capacidade criativa está na programação da Semana Universitária. Curso é ministrado por técnico desportivo da DEAC, que tem defesa de mestrado sobre criativa nesta sexta-feira (21)

No segundo semestre de 2021, a Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC/DAC) vai ofertar vagas para turmas do curso “Eureka! Criatividade na teoria e na prática”, em dois formatos à distância. Um mais enxuto e imersivo, de 20 horas, será realizado diariamente durante a Semana Universitária, de 27 de setembro a 1º de outubro. O outro, mais aprofundado, de 60 horas, terá encontros semanais durante três meses. Nos dois casos, há um duplo objetivo. Primeiro, compreender a criatividade teoricamente, com palestras de convidados da psicologia, da educação e de várias áreas da criatividade aplicada. Segundo, e tão importante quanto, praticar a criatividade, através de desafios “mão na massa” idealizados em inteligências múltiplas (como a visual, lógica, linguística e musical). Fique atento e garanta sua inscrição.

Texto: Cristiano Hoppe Navarro. Imagem: Pixabay

O curso foi criado durante o mestrado na Faculdade de Educação do técnico desportivo da DEAC Cristiano Hoppe Navarro, no qual pesquisou contextos históricos e teorias da criatividade, investigou similaridades e diferenças entre criatividades múltiplas e fez a proposta de um curso que seja ao mesmo tempo sobre, com e para a criatividade. Sua primeira edição ocorreu de forma presencial em 2019, enquanto no ano seguinte ocorreu online, ambas durante a Semana Universitária.

Confira na íntegra as palestras realizadas durante a segunda edição do curso, que contemplou dez palestrantes convidados e mais de 120 participantes em setembro de 2020.

Criatividade e matemática, com o Dr. Cleyton Gontijo

Design Thinking, com Gabriel Nunes
Escrita criativa, com a Dra. Ormezinda Ribeiro-Aya
Criatividade na gastronomia, com o chef Fred Trindade

Criatividade nas engenharias, com o Dr. Ricardo Fragelli
Criatividade e cinema, com Walter Sarça

Criatividade, psicologia e comunicação, com o Dr. Asdrúbal Sobrinho
Cultura e movimento maker, com o Ms. Gabriel dos Anjos

Criatividade durante a pandemia, com a Dra. Bianca Costa
Tecnologias disruptivas, com o Dr. Alexandre Loureiro
Criatividade no esporte, com Cristiano Hoppe Navarro

Convite para a defesa de mestrado de Cristiano

DISSERTAÇÃO - Nesta sexta-feira (21), às 14h30, ocorre a defesa de mestrado de Cristiano Hoppe Navarro, aberta ao público, sob o tema “Criatividade: contextos, teorias e métodos, educação criativa”.

Confira um trecho do resumo da dissertação:

Da “invenção da invenção” nos tempos pré-históricos à aceleração das transformações decorrentes da revolução científica e da emergência do capitalismo industrial demandando cada vez mais inovações colaborativas, atualmente o vetor da “disrupção permanente” torna a mudança quase a única constante na vida social. A criatividade é o que distingue o ser humano: Crio, logo existo. (...) Inspirando-se na máxima Crio, logo transformo, o estudo desenvolveu um curso de criatividade na Educação destinado a refletir e agir “sobre”, “com” e “para” a criatividade. A proposta é ancorada em princípios como a complexidade, a transdisciplinaridade, a diversidade, a colaboração e o saber da experiência, bem como metodologias ativas que usem movimento, gamificação, integração curricular, ensino híbrido e personalizado. É assim desafiada a ultrapassada “educação bancária” do “quadrilátero inalterável”, trazendo a criatividade para o âmago do sistema educacional.