Desça pela toca do coelho e descubra a criatividade! O curso Eureka! Criatividade na teoria e na prática vai para sua segunda edição, desta vez a distância, na Semana Universitária da UnB 2020.

 

Fiel ao princípio de investigar a criatividade na teoria e ao mesmo tempo colocá-la em prática, contemplando em exercícios a diversidade das múltiplas inteligências, propõe uma verdadeira imersão, a partir das 18h, de 21 a 25 de setembro.

 

As inscrições são gratuitas, limitadas e abertas à comunidade. Inscreva-se pelo site www.sig.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf, o que dá direito ao certificado de participação de 20 horas, bem como o acesso à todas as atividades e um feedback final da produção criativa no curso. Em caso de dúvidas na inscrição, consulte o tutorial. Se preferir, o participante pode apenas assistir as palestras de sua preferência no canal do YouTube “Semana UnB 2020 – Sala 01” (www.abre.ai/semuni).

 

Saiba mais

O que é criatividade? Como se manifesta? Como se desenvolve? Porque é cada vez mais exigida? São essas algumas das perguntas que convidados da psicologia da criatividade e das mais diversas áreas da criatividade aplicada se debruçarão no início das noites da próxima semana. Em seguida, os participantes do curso serão provocados a criar de várias maneiras diferentes.

 

O curso é organizado pelo técnico desportivo da DEAC Cristiano Hoppe Navarro, que pesquisa criatividade em um mestrado na Faculdade de Educação da UnB e publicou recentemente aqui alguns artigos sobre  o tema (Confira).

 

1. Eureka! Dez momentos na história da criatividade

 

2. Eureka! Dez definições para entender a criatividade


3. Eureka! Dez ideias sobre criatividade no esporte


4. Eureka! Dez ideias para desenvolver sua criatividade em casa

 

Haverá falas dos doutores em psicologia pela UnB e pesquisadores da criatividade Mônica Neves-Pereira, Asdrúbal Sobrinho e Bianca Costa. Outros temas a serem abordados por especialistas são a criatividade aplicada no cinema, na gastronomia, na comunicação, no esporte, na matemática e nas engenharias, a escrita criativa, a cultura maker, o design thinking e as tecnologias disruptivas. Confira ao final a diversidade da relação de palestrantes.

 

Imagem: Mark Vital (tradução de Marcell Almeida)

 

As atividades práticas vão abranger as inteligências múltiplas de Howard Gardner, como a linguística, lógica, visual e interpessoal. Podem retornar algumas atividades de 2019, enquanto outras novas serão incluídas. No primeiro dia, a atividade de criatividade linguística nomeada “Porque a palavra se chama palavra, não poderia ser chamada lapavra?” propõe várias atividades de escrita criativa.

 

Já outra atividade será “Imaginar o Outro: às últimas consequências cósmicas”, desafiando a criatividade lógica e naturalista. A provocação “A Sétima Arte e as seis anteriores em menos de um minuto” engloba as inteligências visual, linguística e musical. A proposta de “Ordem no tribunal, Vossas Excelências” está relacionada à inteligência interpessoal e linguística.

 

Em 2019, na modalidade presencial, os participantes criaram estratégias de batalha, elaboraram uma pintura coletiva e exploraram a Asa Norte em uma corrida de orientação híbrida com desafios via aplicativo de mensagens (nas fotos). Em 2020, na modalidade à distância, um maior número de participantes poderá envolver-se, de qualquer lugar do país. Embarque nessa viagem e mergulhe na criatividade!