ESPORTE, LAZER E SAÚDE

O sexto texto da série Esporte, Lazer e Saúde vem rememorar dez fatos que impactaram o esporte universitário da UnB na última década

Texto: Hugo Costa / Arte: João Paulo Alencar

Mais de cem dias após o início da pandemia de Covid-19, o país inteiro ainda busca formas de se adaptar à realidade imposta. Enquanto ainda não ficam claros os rumos para o futuro próximo, que tal relembrar inovações esportivas que marcaram a década que se encerra este ano? (Sim, as décadas, segundo a lógica do calendário gregoriano, se encerram nos anos terminados em “0”.)

No melhor estilo recordar é viver, a série Esporte, Lazer e Saúde traz uma seleção de fatos que podem ser considerados novidades no meio esportivo da Universidade de Brasília nos últimos dez anos. Confira o que passou e tente se inspirar para o que está por vir.

UnB brilha na estreia do Cheerleading nos JUBs de Salvador, em 2019. Foto: Júlio Minasi - Secom/UnB

Cheerleading – Grupos performáticos têm ocupado espaços na UnB nos últimos anos. São os praticantes do cheerleading, reconhecido pelas coreografias de animadores de torcida ao estilo das vistas no cinema. Em 2019, a modalidade foi incluída nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A UnB sagrou-se campeã logo na estreia.

Futebol eletrônico – Os primeiros videogames de futebol datam dos anos 1970. De lá para cá, muita coisa mudou. Os gráficos aprimorados trouxeram realismo aos jogos que ganharam status de esporte eletrônico. Em 2016, o popular Fifa passou a integrar os JUBs.

Futmanobol mescla modalidades e promove torneios na Universidade. Foto: Júlio Minasi - Secom/UnB

Futmanobol – O esporte que reúne múltiplas modalidades (basquete, vôlei e futebol entre elas) começou a ser desenvolvido no último ano da década passada pelo hoje técnico desportivo da Universidade Cristiano Hoppe Navarro. Mas foi nos últimos anos que ganhou notoriedade nos campi. A UnB sediou uma sequência de copas da modalidade, que também esteve presente nos jogos internos da instituição.

Golfe – Esporte ainda pouco difundido no país, o golfe ganhou pelo menos duas representantes na Universidade de Brasília nos últimos anos. As irmãs Laura e Luíza Caetano são promessas da modalidade. As portas do esporte, também conhecido pelos altos custos, se abriram para as duas após uma concessão de aulas gratuitas no Clube de Golfe de Brasília.

Beach Soccer é uma das modalidades contempladas pelos Jogos de Praia. Foto: Júlio Minasi - Secom/UnB

Jogos de praia – Mesmo a mais de mil quilômetros do litoral, Brasília sediou as edições 2018 e 2019 dos Jogos de Praia da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A competição disputada nas quadras de área do Parque da Cidade contou com dezenas de representantes da UnB.

JUBs Acadêmico – Trabalhos acadêmicos destinados ao desenvolvimento do esporte passaram a ser avaliados e laureados em categoria nomeada pela CBDU como JUBs Acadêmico. A competição foi disputada pela primeira em 2016, nos JUBs de Cuiabá. O professor da Faculdade de Educação Física e ex-decano de Assuntos Comunitários, André Reis, é presença frequente nas bancas avaliadoras dos jogos.

Skatistas da UnB brilham nos JUBs de Maringá. Foto: Hugo Costa - DEAC/UnB

League of Legends – Um dos jogos eletrônicos mais populares em todo o mundo, o League of Legends, mais conhecido pela sigla LoL, também tem milhares de adeptos nas universidades. A UnB, desde os JUBs 2016, tem equipes nas competições organizadas pela CBDU.

Rúgbi – O jogo, conhecido pela bola oval e as jogadas de vigor físico, é representado por clube oficial na UnB desde 2014. De lá para cá, a modalidade tem ganhado adeptos e movimentado o Centro Olímpico. A dedicação de atletas tem rendido frutos como a conquista do bronze na Copa Brasil Central há dois anos.

Centro Olímpico recebe torneio de ultimate frisbee. Foto: Júlio Minasi - Secom/UnB

Skate – O esporte de origem norte-americana já é quase sessentão. E, partir do ano que vem, em Tóquio, passa a ser modalidade olímpica. No Brasil, o skate estreou nos JUBs de Maringá, em 2018. Os três atletas da UnB competição subiram ao pódio.

Ultimate Frisbee – Eis um esporte em que o fair-play é o mais importante. O Strix, time de ultimate frisbee da UnB, valoriza essa característica e, desde 2015, passou a ter atividades como projeto de extensão. Os atletas treinam nos campos gramados do Centro Olímpico, que já foi sede de competição nacional.