CIÊNCIA

Pesquisadores da Universidade de Brasília estão entre os organizadores de compilação de estudos que investigam o acúmulo de carreiras

Júlio Minasi - DEAC/UnB

Conciliar o esporte de rendimento, a formação acadêmica e o trabalho é um desafio presente na vida de atletas. A análise dos fatores que envolvem o tema é alvo dos estudos sobre dupla carreira realizados no Brasil e no exterior. Para reunir pesquisas da área, um grupo com quatro pesquisadores publica chamada para o dossiê temático Dupla Carreira no Contexto do Esporte: Percepções e Desafios em Diferentes Cenários. A submissão de trabalhos pode ser feita até 30 de setembro.

Saiba mais sobre o dossiê temático.

Segundo a descrição da chamada, o dossiê objetiva “reunir pesquisas empíricas, documentais e reflexões teóricas que contribuam para o debate sobre a dupla carreira relacionada ao esporte, problematizando os impactos em diferentes contextos socioculturais, oferecendo conhecimento e experiências desenvolvidas tanto em países emergentes, quanto aqueles com maior tradição no desenvolvimento de pesquisas nesta área”. O material está publicado em jornal da Associação Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte (Alesde).

O professor da Faculdade de Educação Física (FEF) Felipe Costa e o pesquisador e mestre pela UnB Iuri Miranda estão entre os organizadores do dossiê. O docente lidera o Grupo de Pesquisa sobre Dupla Carreira (Duca/FEF), instituído em 2017. Iuri, que integra o Duca, publicou dissertação sobre a dupla jornada de ex-atletas beneficiadas por bolsas do governo local. Os pesquisadores e professores Renato Marques, da Universidade de São Paulo, e Christiano Ricci, da Universidade Estadual de Campinas, também organizam a seleção de manuscritos.

A iniciativa parte do pressuposto de que o equilíbrio nas rotinas é indispensável para o desenvolvimento dos atletas. O planejamento para a dupla carreira, segundo a proposta do dossiê, “passa por entender as tensões presentes, sobretudo, nas transições durante os desenvolvimentos esportivo e educacional, os investimentos financeiros possíveis, além da participação de diferentes agentes sociais como familiares, amigos e treinadores”.

Confira a íntegra da chamada.