BOAS-VINDAS

Centros acadêmicos preparam programação para receber estudantes e garantir interação na Universidade. Entidades estudantis mais mobilizadas recebem prêmios

Divulgação

Março é o mês para dizer seja “bem-vindo” e “a UnB precisa de você”. Com engajamento de estudantes e profissionais, a Universidade prepara quatro semanas voltadas para o acolhimento e a integração da comunidade acadêmica. Edital inédito do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), em parceria com a Comissão de Boas-Vindas, presidida pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), proporcionou a mobilização de centros acadêmicos (CAs), que vão produzir parte da programação.

A atuação dos CAs vai envolver frentes que incluem o acolhimento de calouros, o esclarecimento de dúvidas acadêmicas, a valorização da diversidade e ações de sustentabilidade e responsabilidade social.  As atividades excluem o trote ou qualquer iniciativa que possa ser caracterizada como violenta.

Pelo menos 32 centros acadêmicos aderiram à proposta do edital e estão mobilizados para as atividades, que começam em 9 de março, primeiro dia de aulas, e seguem até 3 de abril. Em fevereiro, lideranças das entidades se reuniram com representantes da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC/DAC) para definir estratégias de atuação. O encontro realizado na Fazenda Água Limpa serviu como ensaio das oportunidades de vivência que virão.

“O dia na Fazenda foi muito bom”, diz a estudante Ana Beatriz, diretora de administração do Centro Acadêmico de Direito (CADir). “Desde o início a gente tem construído essa proposta junto. Após nossos diálogos, incluímos questões como acessibilidade e sustentabilidade”, afirma ela. “Com esse acolhimento, a gente vai poder mostrar o papel do CAs. Podemos ser a voz dos alunos, uma ponte entre os estudantes e a gestão”, avalia.

Coordenadora Brenda (centro) quer "ressignificar" relação com CAs. Foto: divulgação

O vice-presidente do CA de Fonoaudiologia (Cafono), Franklin Ferreira, celebra a aproximação entre os estudantes e aposta no envolvimento da comunidade para fazer da UnB uma instituição mais inclusiva. “Queremos mostrar que a vida acadêmica não é só sala de aula. A Universidade é diversa e tem muito a oferecer”, diz.

Entusiasmada com a mobilização, a coordenadora de Organizações Comunitárias (COC/DEAC/DAC), Brenda Oliveira, vê o conjunto de ações propostas como um marco no diálogo entre a administração e os centros acadêmicos. “Precisamos ressignificar essa relação”, avalia. “A gente precisa ver os CAs, cada vez mais, como parceiros estratégicos em ações que envolvam acolhimento, integração e pertencimento”.

Brenda agradece o empenho dos estudantes e diz que a experiência de março vai estar aberta a sugestões. “Viveremos uma aventura, uma novidade para todos os que participam”, afirma. Ela aponta como objetivo principal dos esforços “a possibilidade de fazer da UnB um local mais humano e acolhedor”.

Integração na Fazenda definiu rumos da programação de boas-vindas. Foto: divulgação

PREMIAÇÃO, ESPORTE E ATIVIDADES CULTURAIS – As três entidades mais atuantes vão ser premiadas com auxílio financeiro de até R$ 5 mil. A pontuação se dará de acordo com oito critérios estabelecidos no edital. Comissão julgadora composta por membros dos decanatos e do Diretório Central dos Estudantes vai avaliar o desempenho das agremiações.

Entre as atividades que rendem pontos estão a participação em eventos culturais e esportivos desenvolvidos pela DEAC. As opções incluem cinema, música e gincanas. Saiba mais sobre a programação e as formas de inscrição para essas atividades.