ESPORTE E CIÊNCIA

Laboratório da Faculdade de Educação Física é referência em estudos sobre gestão esportiva. Agenda para o próximo ano prevê eventos internacionais

Fotos e texto: Hugo Costa

Realizações que orgulham e projetos que desafiam estavam em pauta na décima edição do Encontro Anual do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (Gesporte). O evento, realizado na tarde desta quarta-feira (11), na Faculdade de Educação Física (FEF), atraiu pelo menos 60 pessoas interessadas nas dezenas de iniciativas do grupo que atua há dez anos sob a coordenação do professor Paulo Henrique Azevêdo. Gestores públicos, estudantes, professores e entusiastas do desenvolvimento da gestão esportiva estavam entre os presentes.

Em 11 anos de existência, o Gesporte realizou 130 eventos relacionados a ensino, pesquisa e extensão. A estimativa é de que mais de 50 mil tenham participado de congressos, palestras, eventos esportivos, formaturas e outras atividades desenvolvidas pelos colaboradores do laboratório. A atuação em frentes como essas mobilizou 257 estudantes e oito profissionais de educacao física apenas em 2019, segundo informações apresentadas na abertura do encontro.

Professor Paulo Henrique exalta conquistas coletivas do laboratório de pesquisa

“Só acredito nas coisas se aglutinarmos esforços. Não se faz nada sozinho”, afirma o professor Paulo Henrique, em agradecimento aos colaboradores, parceiros e apoiadores do Gesporte. “Tudo que nós fazemos aqui é para a sociedade”, diz ele sobre o caráter extensionista do laboratório. “A Universidade não pode ficar enclausurada”, completa.

A fala do professor foi antecedida por numerosos depoimentos em reconhecimento ao trabalho do laboratório. A decana de extensão Olgamir Amancia disse que “os números [apresentados] são reveladores da potência do projeto”. Representante da reitoria Márcia Abrahão no Encontro, ela discursou em defesa da ciência e destacou o compromisso da UnB com a formação de qualidade e o atendimento às demandas sociais. “Para nós, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão não é uma retórica”.

O vice-diretor da FEF, Ricardo Moreno Lima, agradeceu o “carinho” na condução dos trabalhos do Gesporte e parabenizou as pessoas mobilizadas em prol do laboratório. Ele concluiu com a manifestação de desejo de que os feitos do Gesporte “continuem por muitos anos”.

Ex-aluna da UnB, Maria de Lourdes Abadia destaca valor da pesquisa

EX-GOVERNADORA PRESENTE – Assessora parlamentar da senadora Leila Barros (PSB-DF), a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia marcou presença no encontro. Formada na primeira turma de serviço social da UnB, ela relatou a “alegria” em participar do evento e destacou a importância do Gesporte e da Universidade. “Um país sem pesquisa e sem a formação de profissionais qualificados é fadado à miséria”.

Os governos federal e distrital também enviaram representantes. Assistente da Coordenação-Geral de Turismo e Esporte do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Frederico Bastos disse contar o apoio do Gesporte em projeto de capacitação de treinadores de futebol e na promoção de serviços esportivos. Assessor da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, Raphael Rocha parabenizou os feitos do Gesporte e disse que a pasta está “de portas abertas” para cooperação.

Colaboradores do Gesporte recebem condecoração

Célio René compareceu pela Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal em lugar do secretário Leandro Froés. Ele, que já comandou a secretaria, disse ter “bebido da fonte” do Gesporte e aprendido com as experiências vivenciadas na UnB. “Ele [o Gesporte] cumpre o papel de formação e aproxima a universidade das necessidades da sociedade”.

O encontro contou ainda com depoimentos de gestores do Sesc, do Conselho Regional de Educação Física (Cref7), do Instituto de Desenvolvimento do Esporte e de professores de instituições públicas e privadas. Antes do encerramento, os professores Déborah Prado, Gisele Ocapo, Leonardo Silva e Nicolas Lois, além do administrador Pedro Mortoza e da estudante Gabriella Correia, foram condecorados com distintivos pela contribuição ao Gesporte.

FUTURO – A agenda 2020 prevê a produção e promoção de pelo menos 24 eventos. Entre eles, jornada internacional sobre gestão esportiva, congresso internacional em parceria com o Cref7, palestras sobre marketing e gestão esportiva e formaturas de educação física.

Confira a programação do Gesporte. Saiba mais sobre a trajetória e os trabalhos desenvolvidos em www.gesporte.net.