ESPORTE COMUNITÁRIO

Torneio dos trabalhadores proporciona momentos de lazer e união no Centro Olímpico

Júlio Minasi - DEAC/DAC

A paixão pelo esporte pode impactar as relações de trabalho. O futebol, por exemplo, tem unido e motivado profissionais na Universidade de Brasília. São vários os depoimentos nesse sentido dos participantes do Torneio de Futebol Society dos Trabalhadores da instituição. Disputada pela sexta vez, a competição reúne dezenas de jogadores no Centro Olímpico desde o início de novembro.

Para o prestador de serviço Antônio Bernardo Santos, o torneio é um ambiente favorável para conhecer novas pessoas, e uma saída do “estresse e da correria” do dia a dia. Ele integra o time da Sanoli (Restaurante Universitário) e é companheiro de trabalho e de time do lateral Júnior Silva, que participa dos jogos pela segunda vez. “Tenho lembrança dos tempos de escola, dos torneios interclasse”, diz Silva. “A gente vem mais pela diversão.

O servidor Alberto Ferreira participa do torneio desde a estreia do time dele, o Viracopos, há três anos. Ele avalia que o evento estreita laços e permite o convívio fora do ambiente profissional. “É muito gratificante unir o esporte com o trabalho, mesmo que seja na hora do almoço, é bem proveitoso”, afirmou.

As análises dos participantes indicam que esportes coletivos como o futebol cumprem o papel de promover socialização, expandir capacidades motoras e fortalecer valores como a união e o respeito. Cooperação, disciplina, confiança e empatia estão entre áreas influenciadas pela prática esportiva.

RESULTADOS E PRÓXIMOS JOGOS – O torneio de 2019 tem as duas semifinais definidas: o DGM FC, time de melhor campanha (três vitórias em três jogos), enfrenta o Rapadura com Queijo, em 5 de dezembro. O outro embate é entre Barca Furada e Viracopos, que tem a base bicampeã do torneio de futsal dos trabalhadores. A partida está marcada para 10 de dezembro. Os jogos são disputados sempre entre 12h e 14h no campo 1 do Centro Olímpico.

Os seis times inscritos são formados por servidores, docentes, terceirizados e estagiários, que representam seis setores da Universidade: Diretoria de Gestão de Materiais (DGM),  Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), Restaurante Universitário (RU), Centro de Informática (CPD), Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), Centro Olímpico / Faculdade de Educação Física (CO/FEF).

O torneio é uma realização da Diretoria de Esporte e Atividades comunitárias (DEAC/DAC) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub).

Texto de Jeovana Silva com a supervisão de Hugo Costa