COMUNIDADE

O Dia da Saúde Mental e do Bem-Estar foi tema do terceiro dia da Semana Universitária, e a equipe da DEAC mostrou ao público o que tem a oferecer

Nesta quarta (25), o projeto Recreando: atividades físicas e lúdicas ocupou o Instituto Central de Ciências (ICC) com mesa de pingue-pongue, tabuleiro de xadrez e peteca durante o dia. Painel apresentando os benefícios físicos e mentais proporcionados pelo esporte foi fixado no local.

Foram apresentadas as atividades e os serviços disponibilizados pela Diretoria de Esporte e Lazer (DEAC), como clubes, jogos e materiais para empréstimos. Atividades que promovem momentos de descontração do ambiente acadêmico, permitindo a socialização dos participantes e momentos de lazer e bem-estar. Os tutores do Cross Cerrado, Recreando e do Clube de Corrida e Caminhada estavam presentes para informar e tirar dúvidas.

"Os tutores da Coordenação de Esporte e Lazer: Lucas, Hakila, Edson, Kayque, Jéssyca, Iago e Gustavo"

Saúde Mental

Estudantes de psicologia e tutores do Projeto Recreando, Edson Mendes Filho e Kayque Siqueira de Souza criaram um painel chamado Você Sabia?, que permanecerá fixado no ICC, para estimular as pessoas a praticar esportes e participar de outras atividades relacionadas, assim como dar destaque aos benefícios da prática.

Edson e Kayque já haviam criado anteriormente um mural, com a supervisão da psicóloga escolar Fabiana coelho, chamado Não é normal, que está fixado na entrada da DEAC e chama a atenção dos estudantes com mensagens de incentivo.

O apoio psicológico especializado da diretoria trabalha com o objetivo de enaltecer o esporte como recurso para lidar com situações de estresse, ansiedade e depressão “a gente quer atingir quem não faz atividade física”, diz Kayque.

Edson elogia o projeto e cita a importância de haver um ambiente de descontração: A universidade é dicotômica: ao mesmo tempo que é muito boa e promove muita independência e crescimento, é também um ambiente potencializador do sofrimento. Então estar engajado com esportes e atividades integrativas é muito bom”.

Tutor de Psicologia: Edson Mendes

Tutores da Psicóloga Fabiana Coelho:

Edson Mendes e Kayque Siqueira

Tutor de Psicologia: Edson Mendes

O que a DEAC tem a oferecer?

A diretoria disponibiliza a reserva de espaços e materiais esportivos, como a quadra poliesportiva José Maurício Honório Filho e o Centro Olímpico. Além de promover esportes comunitários, como o Recreando, Cross Cerrado, Clube de Corrida e Caminhada, Jogos Abertos dos Trabalhadores, Jogos Internos da UnB (JIUnBs) e Nado livre

A Coordenação de Esporte e Lazer (CEL) realiza o registro dos clubes esportivos que representam a UnB e apoia as modalidades durante os eventos sociais, podendo haver a concessão de Bolsa Atleta e Auxílio Viagem aos estudantes. Um dos benefícios de ter as atléticas e clubes registrados é a possibilidade de os atletas receberem créditos ou horas complementares e terem o apoio especializado da nutricionista Jamile Morais e da psicóloga escolar Fabiana Coelho.

Para mais informações sobre a Coordenação, acesse nosso folder.

Texto: Jeovana Silva – Bolsista, CEL/UnB