Há menos de um mês do Cross Cerrado, clube de corrida e caminhada é uma das opções para o preparo físico.

A atividade, gratuita e aberta à comunidade externa, é realizada às segundas e quartas na pista de atletismo no Centro Olímpico (CO), das 17h às 18h. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

A prática de corrida e caminhada tem baixo custo e não necessita de muita preparação física, porém, assim como em todas as atividades físicas, deve haver cuidados para que haja uma melhor experiência. É importante fazer alongamento prévio e manter boa hidratação antes, durante e depois do exercício. Para quem pratica regularmente, os benefícios vão desde a prevenção de doenças cardiovasculares até a melhora da qualidade do sono e o controle de diabetes e colesterol.

A atividade é orientada pelos estudantes de educação física Érica Oliveira e Israel Reis, os quais são coordenados pelo técnico desportivo Pedro Ivo Barbosa dos Santos, da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DEAC).

A iniciativa abrange o público externo, permitindo que a comunidade desfrute do ambiente da Universidade.

Confira o depoimento dos frequentadores do clube de corrida e caminhada:

“Estou achando ótimo, excelentes professores e monitores e ainda aberto para a comunidade externa. Meu objetivo com corridas surgiu em janeiro de 2019, em mais uma tentativa de me livrar do tabagismo, foquei no fortalecimento da minha saúde utilizando a atividade física como principal ferramenta. Não gosto muito de academia, nunca me adaptei a ambientes fechados para me exercitar, então comecei a correr ao ar livre e peguei gosto pela atividade. Treinei sozinho no início, sem orientação, até conhecer esse grupo de corrida da UnB, achei fantástica a iniciativa e estou no projeto desde o começo. Atualmente participo de corridas com frequência e considero meus resultados e desempenhos excelentes para um amador. Mérito desse grupo.”

Bruno Eduardo Florentino

“Estou gostando muito, iniciei em setembro e está me ajudando a aperfeiçoar uma prática que já tenho a algum tempo. Meu objetivo é melhorar a resistência física.”

Georgina Lopes

O Cross Cerrado é uma oportunidade de pôr em prática o que foi aprendido durante os treinos. O evento é uma corrida rústica, feita em diferentes tipos de solo, que é realizada duas vezes no semestre em algum dos quatro campi da UnB (Plano Piloto, Planaltina, Gama e Ceilândia).

Texto: Jeovana Silva – Bolsista, CEL/UnB

Revisão: Vanessa Tavares - SECOM/UnB