ESPORTE E PESQUISA

Seminário no Rio de Janeiro reúne pesquisadores que atuam na observação das rotinas de atletas. Experiências da UnB são compartilhadas

O desafio de conciliar treinos e estudos ou trabalho esteve no centro do debate do II Seminário Internacional sobre Dupla Carreira Esportiva, realizado no fim de junho no Rio de Janeiro. A Universidade de Brasília marcou presença no papel de coorganizadora e na apresentação de trabalhos. Professores e estudantes da UnB levaram ao debate temas que incluem a realidade de esportistas da instituição, o perfil de beneficiados por bolsas e o cotidiano de atletas de alto rendimento dos saltos ornamentais.

Universidade de Brasília apresentou resultados de pesquisas no seminário sediado na UNIRIO

As primeiras atividades com participação da UnB foram o painel Formação esportiva e o mercado de futebol e a mesa Perspectivas para a dupla carreira no Brasil. Ambas tiveram a coordenação do professor da Faculdade de Educação Física (FEF) Felipe Rodrigues da Costa, líder do Grupo de Pesquisa sobre Dupla Carreira Esportiva (DuCa). “A UnB participou ativamente na organização e no desenvolvimento do evento”, afirma o docente.

Felipe explica que a criação do DuCa se deu por influência da formação de cientistas, incluindo ele próprio, no Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (Labec) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenado pelo professor Antonio Jorge Gonçalves Soares. “O nosso grupo de pesquisas foi fundado há aproximadamente dois anos. Já temos um estudo apresentado sobre o perfil dos universitários da UnB. Essa amostra é meu centro de atenção”, explica o professor da universidade brasiliense, que compôs comitê científico do seminário acompanhado do também docente da FEF Paulo Henrique Azevêdo.

O conhecimento produzido na Universidade esteve em destaque na apresentação de pôsteres e de resumos expandidos no seminário, sediado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Confira a relação dos temas abordados e dos pesquisadores envolvidos:

Orientações sobre dupla carreira para atletas, família, gestores esportivos e educacionais
Leonardo Tavares C. Loreno
Felipe Rodrigues da Costa

Dupla jornada no esporte de representação: o caso dos atletas da Universidade de Brasília
Iuri Scremin de Miranda
Fernando Bernardes Martins
Pedro Romualdo da Silva
Felipe Rodrigues da Costa

Bolsa-atleta do Distrito Federal: aproximações do perfil dos atletas beneficiados
Fernando Bernardes Martins

Dupla carreira de atletas da elite dos saltos ornamentais brasileiros
Carolina Lourenço
Iuri Scremin de Miranda
Felipe Rodrigues da Costa

Confira a programação completa do evento.