FUTSAL DO SERVIDOR

Equipe vence competição interna pela segunda vez e garante troféus individuais. Cooperação foi marca do torneio, que teve cobertura da UnBTV

Hugo Costa - DEAC/DAC

Ataque mais efetivo, defesa menos vazada e time mais disciplinado do XIX Torneio de Futsal dos Trabalhadores da Universidade de Brasília. A memorável campanha da equipe do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) chegou ao ápice nesta sexta-feira (7) com a vitória por 6 a 2 sobre o time de funcionários da Sanoli, empresa que presta serviços ao Restaurante Universitário. O resultado valeu o bicampeonato invicto e a comemoração com festa na Quadra José Maurício Honório Filho.

“Tudo deu certo, graças a Deus. Ficamos muito felizes com a conquista”, disse o artilheiro da  jornada vitoriosa, Alisson Moreira Silva. Com 13 gols em cinco jogos – três deles na final –, ele jogou no sacrifício. “Vim de lesão. Tive um estiramento e a recomendação médica era repousar”, disse. Um dos vice-artilheiros do torneio também é jogador do CDT. Ivanildo de Oliveira, assim como Emanuel Sousa do time da Diretoria de Gestão de Materiais (DGM/DAF), marcou 11 vezes.

A artilharia foi um dos três quesitos que garantiram prêmio extras ao CDT. A equipe também recebeu as taças por disciplina e por melhor defesa. “Foi uma satisfação mais essa conquista”, diz o goleiro Eric Barbosa, que sofreu apenas 8 gols em cinco jogos e é o goleiro menos vazado de um torneio interno pela quarta-vez. “O melhor de tudo é termos esses momentos de descontração e integração no ambiente de trabalho”, afirmou.

O capitão do time vice-campeão, Rafael Alves, reconheceu a boa campanha dos oponentes e prometeu a Sanoli mais forte nas competições futuras. “Esperávamos o título, mas o time deles está muito entrosado. Vamos treinar mais para a próxima”, garantiu.  Nova competição está no radar para o segundo semestre, período de disputa do futebol society.

Força ofensiva: CDT tem artilheiro e vice-artilheiro do torneio. Foto: Hugo Costa - CEL/DEAC/DAC

PREMIAÇÃO – A festiva entrega dos troféus teve declarações de representantes da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC/DAC), organizadora do evento, e do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), parceiro e apoiador dos jogos. O diretor da DEAC, Alexandre Rezende, parabenizou os participantes e a sua equipe de trabalho. Ressaltou ainda “a promoção da saúde e da qualidade de vida” por meio do esporte. O gestor agradeceu o sindicato pelo apoio na aquisição dos prêmios e a UnBTV pela cobertura da decisão.

A diretora de Esporte e Cultura do Sintfub, Carla Márcia David, classificou o torneio como “brilhante” e disse que “o esporte transmite saúde, bem-estar social e alegria”. Ela desejou boa recuperação ao coordenador de esporte da DEAC, Carlos Alberto Diniz, o Carlão, licenciado para se recuperar de uma cirurgia realizada no início da semana.

Carlão, que contribuiu em todas as edições do torneio, enviou uma mensagem por celular aos participantes. Emocionado, disse que gostaria de estar presente e que já sente saudade do dia a dia das competições na Universidade. A declaração foi aplaudida com intensidade pelos presentes.

UnBTV garantiu a cobertura da partida decisiva. Foto: Hugo Costa - CEL/DEAC/DAC

COOPERAÇÃO E COBERTURA – Responsável pela organização e árbitro do evento, o técnico desportivo Pedro Ivo Barbosa dos Santos demonstrou satisfação com o resultado final. “O formato agradou. Os jogadores gostaram de fazer um jogo por rodada em vez de dois”, disse. Para ele, a competição cumpriu o papel de promover a integração entre os profissionais da Universidade. “Todos os representantes colaboraram muito desde o início. E tem sido legal ver que os times já estão combinando jogos amistosos fora dos períodos de torneio”.

O confronto decisivo deve cobertura da UnBTV. Três cinegrafistas garantiram a gravação do duelo, narrado pelo jornalista João Paulo Biage e com comentários e reportagem de Luiz Fernando Santos. A integra da partida está disponível no canal da TV no Youtube.