JUBS MODALIDADES

Jiu-jitsu conquista as primeiras medalhas para a UnB nos jogos. Maioria dos atletas começou a treinar em projeto no campus de Ceilândia

Júlio Minasi - DEL/DAC

O jiu-jitsu da Universidade de Brasília demonstrou força nesta quarta-feira (24). Metade dos 30 representantes da casa na edição modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) conquistou ao menos uma medalha na competição disputada no ginásio do Centro Olímpico. Atletas da instituição subiram ao pódio em 20 oportunidades. O desempenho garantiu os troféus de prata por equipe no feminino e de bronze no masculino.

Quatro das cinco lutadoras inscritas pela UnB medalharam. Destaque para a faixa azul Bruna Chater, que garantiu o ouro na categoria 74 kg e a prata no absoluto. “A energia foi muito boa. Tinha gente que eu não conhecia torcendo por mim”, diz a estudante que está próxima de se formar em administração. “Foi maravilho participar”, completa.

Medalhas garantiram troféus por equipe. Foto: Hugo Costa - DEL/DAC

Júlia Maia, com prata e bronze, e Ingrid Carvalho e Ana Luísa Reis, com bronze, foram as outras atletas do jiu-jitsu a celebrar conquistas. Veja a relação completa dos participantes da UnB nos jogos.
No masculino, foram 13 os medalhados. Kim Ludgero, João Pedro Lima, Jonathas Lanna e Mário José Ferreira conquistaram duas medalhas cada. Douglas Hudson, Guilherme Santos, Kauê Magalhães, Levi Teixeira, Marcus Vinícius Carvalho, Misael Barbosa, Paulo Victor Freire, Roberto Magalhães e Vitor Colins são os outros que chegaram lá.

PROJETO NA FCE – A maioria dos atletas da UnB nos JUBs ingressou na arte marcial por meio de projeto coordenado pelo servidor José Ricardo Monteiro, mais conhecido como Marreta. Além de cumprir suas funções administrativas no campus Darcy Ribeiro, ele ministra aulas de jiu-jitsu três vezes por semana na Faculdade UnB Ceilândia (FCE). “Esses resultados mostram a importância de mantermos essa iniciativa”, avalia.

Ricardo Monteiro (E), o Marreta, recebe os troféus das equipes no CO. Foto: Divulgação

Satisfeito com o desempenho nos jogos, ele comemora o comprometimento dos estudantes. “Depois da competição, eles já queriam treinar”, diz. Marreta informa que o jiu-jitsu se apresenta como opção diante das poucas ofertas de esporte disponíveis no campus. “Antes, só havia futsal no campus de Ceilândia. Agora estamos lá de portas abertas para quem quiser treinar”, afirma.

Os treinos são gratuitos e estão disponíveis para a comunidade acadêmica a partir das 18h nas segundas, quartas e sextas. Interessados podem procurar o treinador pelo número de telefone (61) 98413-1020.

MAIS MODALIDADES – O ginásio do Centro Olímpico sedia mais cinco modalidades nos JUBs: judô, karatê, luta olímpica, taekwondo e wushu. A Universidade tem inscritos em todas elas. As lutas seguem até o próximo sábado. Confira o cronograma de disputa.

Matéria alterada em 29 de abril para acrescentar as conquistas de Marcus Vinícius e Douglas Hudson no jiu-jitsu.