RECONHECIMENTO

Universidade é a melhor entre as públicas e recebe troféu da CBDU pelo sexto ano consecutivo

A galeria de conquistas esportivas da Universidade de Brasília está mais rica. A instituição recebeu na noite desta quarta-feira (20), em cerimônia no Cine Brasília, o Prêmio Melhores do Ano 2018 por ter sido a terceira melhor no período entre as participantes de competições da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Este é o sexto ano consecutivo de triunfo na premiação, o que consolida a Universidade como a mais bem ranqueada entre as públicas no esporte de representação.

Confira a classificação final no troféu que avalia a eficiência das instituições de ensino nas competições esportivas da CBDU.

Troféu foi recebido pelo novo decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio da Costa, que representou a reitora Márcia Abrahão. Ele avalia o prêmio “como mais uma motivação para estimular a prática esportiva na Universidade”. O gestor agradeceu o empenho de atletas e de servidores que “se dedicam e se desdobram a despeito das dificuldades”.

Alexandre Rezende (E) e Ileno Izídio apresentam troféu concedido à UnB. Foto: Júlio Minasi - DEL/DAC

Doutor em psicologia clínica e referência em pesquisas sobre saúde mental, Ileno diz que o esporte é estratégico para fazer da UnB uma universidade promotora de saúde. O entendimento do decano é o de que o exercício físico tem benefícios práticos no bem-estar de toda a comunidade universitária. “O esporte contribui para a missão da Universidade de bem formar. Tem efeito no indivíduo, nas relações e na qualidade de vida em todos os seus aspectos”, afirma.

Responsável pela Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), Alexandre Rezende agradece o empenho dos atletas e das agremiações estudantis envolvidas na prática desportiva. “Temos de exaltar o trabalho feito por atletas, clubes, treinadores e voluntários”, diz. Ele diz que o destaque obtido pela UnB demonstra “uma tradição do envolvimento da Universidade com o esporte”.

Rezende mencionou esforços institucionais para promover o esporte de representação, entre eles o Programa Bolsa Atleta do Esporte Universitário e os auxílios para viagens. Informou também que a Universidade pode avançar na área com a estruturação Associação Esportiva UnB (UnB) e com a criação de uma resolução do esporte, a ser apresentada neste semestre aos órgãos colegiados da instituição.

Desempenho de atletas da Universidade contribui para bons resultados da Fesu. Foto: Fesu

FEDERAÇÃO AGRADECE – A projeção da Universidade é festejada pela Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu). O presidente da entidade, Rodrigo Faria, diz que "parte significativa das conquistas da Fesu passa pela participação da UnB”. Os resultados da federal e de instituições locais contribuíram para que a federação recebesse o troféu como a segunda melhor do país.

Promotora de alguns dos principais competições esportivos universitários nacionais na capital, a Fesu tem ganhado prestígio nos últimos anos. “Brasília é hoje a capital do esporte universitário brasileiros. Nenhuma outra cidade recebeu tantos eventos nos últimos cinco anos”, afirma Rodrigo. Ele menciona a realização dos Jogos de Praia no Parque da Cidade pelo segundo ano consecutivo, além de conferências regionais, prêmios e fóruns com gestores e atletas.

MAIS PRÊMIOS E HOMENAGENS – O top cinco das universidades na premiação da CBDU foi encabeçado pela paulista Unip. Unifor (CE), UnB, Uninassau (PE) e a federal do Rio Grande do Norte completaram o pódio. A noite de reconhecimento também homenageou atletas universitários, gestores públicos e entusiastas do esporte universitário como o medalhista olímpico Lars Grael.

A apresentação do evento de gala foi comandada pelo ex-árbitro internacional de basquete Renatinho Santos. Hoje comentarista de TV, ele atuou em duas finais olímpicas.

Confira a cobertura do evento pela assessoria de imprensa da CBDU.

*Matéria alterada em março de 2020 para retificar informação sobre o número de conquistas da UnB.