POLÍTICA DE ESPORTE

Agremiação formada por estudantes vai organizar jogos internos e dialogar com federações

O estatuto foi aprovado por aclamação e a diretoria pioneira foi estabelecida. Essas foram as deliberações da reunião, realizada nesta terça-feira (12), no Anfiteatro 10, que criou a Associação Esportiva Universidade de Brasília (UnB-AE). A nova entidade tem entre suas atribuições a organização dos Jogos Internos da UnB (JIUnBs) e a representação da Universidade junto a instituições oficiais do esporte universitário.

A UnB-AE nasce com dois conselhos instituídos: o deliberativo, com cinco membros, e o fiscal, com três. A agremiação, que vai contar com apoio técnico da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), prevê ainda a constituição de um conselho consultivo. Os mandatos para os cargos eletivos são de um ano.

Estudantes se reúnem para oficializar associação esportiva

“Esperamos que o esporte ganhe mais visibilidade na UnB”, diz o estudante de gestão do agronegócio Phelipe Rodrigues, eleito presidente do conselho deliberativo. Ele, que integra a Atlética Visionária, elogia a aproximação entre clubes e atléticas no processo de concepção da AE-UnB. A visão é de que as atléticas têm se organizado “com qualidade” nos últimos anos e podem impulsionar os clubes na formação de equipes e na realização de eventos. “Juntos vamos a lugares mais altos”, aposta.

Vice-presidente do conselho, o aluno especial do mestrado em nutrição Willian Schneider destaca a volta da presença estudantil na organização do esporte universitário. “O olhar do estudante é importante. Ficamos muito tempo sem essa representação”, avalia. Pioneiro no Clube de Rugby, ele espera empregar na associação os conhecimentos adquiridos em curso de gestão do esporte e em participação em projetos sociais. “A preocupação não é só com a prática esportiva. Temos que estimular a cooperação e a promoção da igualdade”, diz.

Conselho Deliberativo
Presidente – Phelipe Rodrigues
Vice-presidente – Willian Schneider
Ana Gabriel (clubes)
Bruno Barreto (DCE)
Vitória Linhares (atléticas)

Rangel de Oliveira
Junior Musafiri
Carolline Silva

Alexandre Rezende coordena mesa durante aprovação do estatuto da UnB-AE

Entusiasta da retomada de associação estudantil, o diretor da DEL, Alexandre Rezende, diz que a UnB-AE é “fruto da mobilização dos estudantes” e garante a eles o protagonismo na promoção do esporte. “Espero que a associação contribua para aumentar o envolvimento de atletas e de interessados pelo esporte”, afirma.

O gestor também vê possibilidade de ganhos no aspecto da formação dos integrantes da entidade. “Há uma perspectiva de vivência e de conhecimento das áreas que envolvem a organização do esporte. Isso pode garantir aprendizado para a vida toda e abrir oportunidades profissionais”.