ESPORTE COMUNITÁRIO

Cross Cerrado tem etapas nos dois semestres. JIUnBs estão previstos para as férias de inverno

O calendário esportivo é promissor para a comunidade da Universidade de Brasília. A programação da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) traz oferta de atividades regulares já no início do semestre letivo, previsto para 11 de março. Há opções em dezenas de modalidades recreativas e esportivas para estudantes e profissionais da instituição. Parte das atrações também é aberta ao público externo.

As primeiras oportunidades de se exercitar estão no Projeto Recreando, que garante momentos de lazer com jogos na ala sul do Instituto Central de Ciências, e no Clube de Corrida e Caminhada. Ambas iniciativas seguem ativas ao longo do ano. O projeto disponibiliza jogos individuais e coletivos às terça e quintas, sempre ao meio-dia. Já o clube organiza trajetos guiados pelo campus Darcy Ribeiro às segundas e quartas, a partir das 18h.

Em abril está prevista a primeira das quatro edições anuais do Cross Cerrado. A corrida rústica tem percurso de 5 km e é disputada em áreas verdes dos campi. A segunda etapa ocorre no mês seguinte. Ainda em maio, o tradicional torneio de futsal dos trabalhadores chega ao momento decisivo. Aos profissionais da Universidade também há oportunidade de participar de competição de vôlei no primeiro semestre.

A agenda esportiva continua movimentada nas férias de inverno com os Jogos Internos da UnB (JIUnBs). A previsão é de que a competição poliesportiva comece na segunda quinzena de julho e siga até o início de agosto. Os jogos serão coordenados por organizações estudantis com o apoio da DEL.

SEGUNDO TEMPO – O segundo semestre vai trazer mais duas etapas do Cross Cerrado, além de torneios de futebol society e de tênis para trabalhadores. A expectativa é que no período também entre em funcionamento o Programa Segundo Tempo Universitário, que vai garantir a oferta de atividades físicas nos campi de Ceilândia, Gama e Planaltina.

Outra novidade planejada para este ano é a Manhã de Lazer. O projeto, coordenado em parceria com a Faculdade de Educação Física, pretende movimentar o Centro Olímpico com práticas esportivas e recreativas aos sábados. As datas ainda serão definidas.

ESPORTE DE REPRESENTAÇÃO – O cronograma para as competições oficiais do esporte universitário também promete. A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) divulgou calendário que inclui dois de seus principais eventos: os Jogos de Praia, agendados para a segunda semana de março, em Brasília, e os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que serão sediados em Salvador (BA) no segundo semestre.

A agenda de 2019 conta ainda com compromissos internacionais de peso. O maior deles é a Universíade, a ser realizada em julho na italiana Nápoles. A Copa do Mundo Universitária de Futebol, na China, e o Sul-americano Universitário, no Chile, são outras competições previstas para o ano.

A preparação para jogos e seletivas oficiais na UnB é de responsabilidade dos clubes (links). A instituição apoia os estudantes-atletas por meio de iniciativas como o Programa Bolsa Atleta do Esporte Universitário, o Auxílio Viagem e serviços de apoio especializado.

Conheça mais sobre o esporte na UnB:

Esporte na UnB
Diretoria de Esporte e Lazer