POLÍTICA DO ESPORTE

Proposta busca valorizar atletas e equipes técnicas. Registrar-se em agremiação deve ser um dos requisitos para garantir direitos

Hugo Costa - DEL/DAC

As demandas e discussões públicas realizadas ao longo dos últimos dois anos vão subsidiar a elaboração da proposta de Resolução do Esporte Universitário da UnB. O documento em elaboração pela Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) vai ser encaminhado para apreciação dos órgãos colegiados no início do semestre letivo.

A resolução pretende estabelecer os direitos e deveres de atletas, dirigentes esportivos e membros de equipes multidisciplinares de treinamento. Questões como ausências em sala de aula durante competições, concessões de créditos e realização de eventos devem ser contempladas na proposta.

“Normatizar o envolvimento com o esporte na Universidade é algo crucial para termos um currículo comprometido com a formação integral do ser humano”, avalia o diretor da DEL e professor da Faculdade de Educação Física, Alexandre Rezende. “Os estudantes-atletas que competem pela UnB precisam ter a garantia de que não serão prejudicados em suas atividades acadêmicas. Também passam a ter o reconhecimento institucional pela dedicação ao esporte e à Universidade”, diz.

FORMALIZAÇÃO – O registro de atletas e clubes é apontado pelos gestores da DEL como indispensável para desenvolver a política de esporte na instituição. As formas de regularização estão contidas em mensagem que tem sido enviada aos atletas. O texto produzido pela diretoria explica os passos para a regularização de clubes e traz a informação sobre a concessão de créditos a seus participantes. Confira o documento.

As orientações também têm sido informadas em reuniões com atletas. Esta semana a Diretoria vai transmitir as informações a atletas durante encontros para tratar do calendário de competições e da retomada da associação atlética da Universidade.