A competição foi acirrada mas o time levou a vitória nos pênaltis por 2 a 1

Texto e fotos: Hallana Moreira

"James", goleador com as mãos, usa um dos fundamentos do Futmanobol: o toque

Foi na tarde do último domingo, 09/12, no Maracanã Society que os times UnB e UniCeub disputaram com muita garra e competitividade o 1º lugar do campeonato. A competição foi acirrada com a equipe amarela liderando nos acréscimos, mas o gol decisivo do jogador Eloniel Paulino, camisa 19, empatou a partida em 15 a 15. O time da UnB levou a vitória nos pênaltis por 2 a 1.

Também participaram do campeonato as equipes PassaBola F.C., Atlética Psicodélica e Atlética Antenada, campeã na I Copa que levou medalha de bronze.

UniCeub ficou em segundo lugar, mas vários jogadores do time se destacaram nas pontuações individuais, como o congolês estudante de odontologia, Deo Kupa, camisa 2, que recebeu o prêmio de Líder Defensivo do campeonato. Deo fez 45 defesas difíceis durante todo o campeonato e 18 no jogo.

Deo Kupa, líder defensivo, teve grande atuação na final

“Pegando até pensamento! Esse com certeza é o cara da final”, afirma o criador do esporte e capitão do time, Cristiano Hoppe Navarro, que também recebeu o prêmio de Líder em Assistências com 25 assistências durante o campeonato e 234 pontos na pontuação individual.

No discurso, Cristiano Navarro falou sobre a evolução do esporte neste ano. “A gente conseguiu realizar treinos fixos e fizemos dois campeonatos muito bons em nível técnico. Fico muito feliz e gostaria de convidar a todos a aprofundarem ainda mais a sua relação com esse esporte para conseguirmos alçar voos ainda mais altos”, declarou.

O prêmio de Jogador Destaque foi para o camisa 19, Eloniel Paulino (UnB), com 296 pontos. Os demais prêmios de Goleador com as Mãos e Goleador com os Pés foram para os estudantes Leonardo “James” Almeida (Antenada) que fez 21 gols com as mãos e obteve 173 pontos e Júnior Musafiri Lufanka (UniCeub)  com 24 gols com os pés e 148 pontos.

Surgimento e regras do jogo

Já pensou em poder fazer gols com as mãos? Pode parecer estranho, mas no Futmanobol isso é possível. Além disso, o esporte utiliza técnicas de várias modalidades como vôlei, futsal, handebol, basquete, punhobol e futevôlei. A ideia surgiu em 2005 do, até então, estudante e atleta, Cristiano Hoppe Navarro. Ao imaginar a possibilidade de misturar regras de vários esportes em um só jogo decidiu colocar a sua ideia em prática e chamou alguns amigos para fazer o experimento.

“O pessoal estava receoso em usar as mãos, aí depois de um lançamento longo com os pés eu fiz a primeira jogada com a mão em um passe longo de manchete. Então o jogo deslanchou e saiu até o primeiro gol de mão da história do esporte”, conta.

A ideia se concretizou em 2011 quando Cristiano era estudante na Faculdade de Educação Física da UnB. Cristiano pediu ao professor para experimentar o esporte com uma das turmas.

No semestre seguinte, a disciplina Prática Desportiva Futmanobol passou a ser ofertada como disciplina na UnB. Antes disso, em 10 de setembro de 2010 foi realizada a primeira partida, no campo da PUCRS de Porto Alegre. Assim, o Futmanobol se consolidou como esporte. Atualmente, além de treinador do time, Cristiano atua como técnico desportivo da Diretoria de Esporte e Lazer da UnB.

O símbolo escolhido para representar o esporte foi o “Homem Vitruviano” de Leonardo da Vinci, justamente pelas várias possibilidades de se jogar com os pés e com as mãos. Contudo, as regras de mão impedem agarrar ou carregar a bola. É permitido apenas três toques seguidos com a bola no ar. “É uma das coisas que as pessoas têm mais dificuldade de entender, poder usar a mão, mas não agarrar”, explica o jogador Hugo Vieira.

Ainda existem quatro possibilidades de drible: com os pés conduzindo a bola no chão, fazendo embaixadas com os pés, usando o drible quicado com as mãos ou alternando mãos e outras partes do corpo pelo alto. Outra regra interessante está na marcação dos pênaltis: para validar o gol é necessário fazer um gol com a mão e um com os pés.

Expectativas

Os planos para o futuro do esporte são muitos e as expectativas são boas. O próximo passo será a criação de uma Federação de Futmanobol em 2019, como explica Cristiano. “Queremos continuar e expandir os treinos e campeonatos regulares no DF e apresentar o esporte para clubes, escolas, universidades e associações de outras regiões do Brasil e outros países”, revela.

Os jogadores e praticantes estão se divertindo e aprendendo muito com o futmanobol. Além da grande quantidade de técnicas utilizadas no jogo, o esporte permite usar a criatividade no campo.

O estudante de direito Yuri Mercês já jogava futebol e recebeu o convite para participar do time da UnB. Ele conta a sua primeira impressão sobre o esporte. “De início eu achei muito estranho poder pegar com a mão. Mas o futmanobol tem uma junção bacana dos outros esportes. Eu curto e acho que tem tudo para crescer”, conta.

Yuri Mercês posa com os troféus da II Copa de Futmanobol

Daniel Almeida, estudante de enfermagem, treina há seis meses e também conta a sua experiência. “Na nossa cultura, somos mais acostumados com o futebol. No início a gente fica meio perdido, mas com o passar do tempo e com os treinos, vai criando  habilidades de jogar combinando as jogadas com os pés e as mãos”.

Em 2019 os treinos vão acontecer às quartas às 18 horas  na quadra José Maurício Honório Filho, ao lado do banco Santander no Campus Darcy Ribeiro da UnB.

Os  interessados em participar podem entrar em contato pelo número (61) 99298-5488 ou pelo Instagram.