JUBS 2018

UnB está nas semifinais no vôlei de praia e no futebol virtual. Judô e atletismo também tem expectativa de pódio

Hugo Costa - DEL/DAC

O penúltimo dia da fase dos Jogos Universitários de Brasileiros (JUBs) promete. A delegação da Universidade está a uma vitória de conquistar pódios em pelo menos duas modalidades: vôlei de praia, com Maria Clara Daldegan e Ana Teresa Barros, e futebol virtual, com André Silva. Expectativas também pairam sobre o judô e o atletismo.

A classificação da dupla de vôlei de praia veio após maratona de três jogos em um só dia. As atletas da UnB deixaram para trás representantes de universidades de Pernambuco, Espírito Santo e Ceará. Na semi, enfrentam dupla do Rio de Janeiro. “Agora é descansar e usar um pouco de gelo”, disse Ana Teresa após o último jogo desta quinta-feira. “Estamos no mesmo nível das demais duplas das semifinais”, avalia ela sobre os próximos desafios.

André Silva vê a medalha se aproximar com desempenho irrepreensível. Até agora, foram cinco vitórias em cinco jogos. A mais recente veio na tarde desta quinta contra representante de Goiás. A vitória por 4 x 0 deixa o estudante-atleta na condição de um dos favoritos para alcançar a final. Os jogos decisivos serão na tarde desta sexta-feira.

No mesmo período, os judocas Cataryne Fonseca e Matheus Takaki estream nos tatames montados no Parque do Japão. Campeão brasileiro em 2017, Matheus desponta como um dos favoritos na categoria ligeiro (- 60 kg). Cataryne encara lutadoras também na ligeiro (- 48 kg). A outra judoca da delegação, Maria Carolina Silva terminou em sétimo na categoria médio (- 70 kg).

Nayara Chagas, campeã dos 10 mil metros nos JUBs de Goiânia, no ano passado, está inscrita na prova dos 5 mil metros em Maringá. Caso se sinta recuperada da dor que sente no pé direito, entrará na pista como candidata ao pódio.

Geiciária termina marcha atlética na quarta colocação

DESPEDIDAS – O ciclismo fez a penúltima participação nos jogos com um quarto lugar, de Lucas Mendes, e um quinto, de Henrique prateado na categoria velocidades. Eles se despendem nesta sexta com a participação na prova de 1 km.

No atletismo, Abner Felipe Costa, Geiciária Nery e Glaúcia Maciel competiram pela última vez nesta edição dos JUBs. Abner e Gláucia não atingiram as finais nos 200 e 800 metros, respectivamente. Geiciária, bronze nos jogos de Goiânia, deixa Maringá com uma quarta colocação.

Confira os demais resultados e a programação deste sábado nos boletins da CBDU.