JUBS 2018

Abertura dos jogos reúne atletas das 27 unidades da federação. Atletas da UnB desfilam

Da UnB Agência

A fase final dos Jogos Universitários Brasileiros 2018 foi oficialmente aberta na noite desta segunda-feira (5). O ginásio Chico Neto, na Vila Olímpica de Maringá, foi o palco da cerimônia, que reuniu centenas de estudantes-atletas de todo o país. Além do tradicional desfile de delegações, o evento inaugural contou com a presença do nadador medalhista olímpico Gustavo Borges.

“Agora sim a gente se sente nos jogos”, avalia a estudante de engenharia ambiental da UnB e jogadora de vôlei Ana Teresa Barros. A percepção é compartilhada pela judoca e estudante de educação física Cataryne Fonseca. “Nunca havia participado de uma cerimônia dessas. Agora sim começou”, diz ela. Para o também judoca Matheus Takaki, “o acendimento da tocha foi a parte mais emocionante”.

A sensação de Matheus, que estuda Relações Internacionais, é justificada. Além do simbolismo do fogo, a tocha foi carregada por ninguém menos que Gustavo Borges. O quatro vezes medalhista olímpico foi anunciado como o padrinho da edição paranaense dos jogos.

Judocas Matheus e Cataryne participam do desfile

BOAS VINDAS – O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, foi uma das autoridades a saudar os participantes. Ele destacou qualidades da cidade, que tem mais de 10% de seus 450 mil habitantes matriculados em universidades. Ressaltou ainda a importância da vivência do esporte durante os jogos. “Esportistas são modelos para muitas pessoas, especialmente para crianças”, disse antes de desejar “felicidade a todos”.

O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, elogiou Maringá e afirmou estar seguro de que “a cidade vai conquistar os participantes”. O gestor disse que os atletas são o motivo do trabalho da entidade e “representam o slogan estrelas hoje, líderes amanhã”, utilizado em eventos da CBDU.