COMUNIDADE

Grupo busca informações com psicóloga escolar Fabiana Coelho

Júlio Minasi - DEL/DAC

Cinco estudantes da disciplina optativa Saúde Mental e Saúde Coletiva visitaram as instalações da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) na tarde desta quarta-feira (19). Durante uma hora, eles conversaram com a psicóloga escolar Fabiana Coelho acerca dos trabalhos de acolhimento oferecidos na unidade. As medidas preventivas que integram a campanha Setembro Amarelo também estiveram em pauta.

“É importante que os estudantes conheçam os serviços existentes na Universidade. Pode ser necessário para eles próprios ou para indicar para pessoas em situação vulnerável”, avalia o aluno de educação física Washington Luiz Pereira, um dos mentores da disciplina, ofertada pelo Departamento de Saúde Coletiva.

Disciplina Saúde Mental em Saúde Coletiva reúne estudantes de cursos dos campi Darcy Ribeiro e Ceilândia

Além da DEL, o grupo conheceu a sede do Programa de Apoio a Pessoas com Necessidade Especiais (PPNE/DAC). Outros estudantes foram à Maloca, espaço de convivência de alunos indígenas, e ao Serviço de Orientação ao Universitário (SOU/DEG). “Pudemos saber mais sobre esse trabalho em rede, o que é importante em uma disciplina com abordagem multidisciplinar”, avalia Washington, que é supervisionado pela professora Muna Odeh.

“Esse estreitamento do contato com estudantes que não sejam necessariamente da área de esportes é necessário. Eles puderam conhecer os nossos trabalhos e conversar sobre uma temática que está vigente e é superimportante”, diz Fabiana Coelho, que ressalta o valor do esporte "como poderosa ferramenta de promoção de saúde mental e qualidade de vida".

A psicóloga também comentou a relevância do Setembro Amarelo como oportunidade para promover espaços de diálogo no meio acadêmico sobre a prevenção ao suicídio. “A atitude da prevenção pode ser realizada por qualquer pessoa, independentemente da área de formação. Isso precisa ser promovido na Universidade como um todo”, afirma.

Saiba mais sobre o atendimento especializado na DEL. Entenda o Setembro Amarelo.