EXTENSÃO

Edital prevê bolsas para áreas de conhecimento correlatas à prática e à promoção do esporte. Docentes inscrevem projetos

Pixabay

Medicina, direito e comunicação têm tudo a ver com o esporte. O diálogo entre os saberes e a prática de atividades físicas é impulsionado pelo edital do Programa Integrado de Fomento ao Esporte Universitário na UnB, anunciado este mês pelos decanatos de Assuntos Comunitários (DAC) e de Extensão (DEX). A iniciativa prevê a concessão de uma bolsa para cada projeto de extensão de ação contínua (PEAC). As inscrições vão até 30 de setembro*.

Os projetos são submetidos por meio de formulário específico. A coordenação dos PEACs, segundo normas do DEX, é exclusiva para docentes da UnB. O professor é responsável por submeter a proposta do campo de atuação no Sistema de Extensão (Siex). Também cabe ao docente o acompanhamento, a orientação e a frequência dos bolsistas. Os compromissos do orientador estão detalhados no item 13 do edital.

O edital também contempla a área de gestão, com vagas para estudantes de áreas como jornalismo, programação visual e administração. Nesse caso, os bolsistas vão atuar no apoio a projetos da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC).

BOLSAS E DECLARAÇÕES – As bolsas são exclusivas para estudantes com perfil de vulnerabilidade socioeconômica atestado pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC). O valor mensal da bolsa é de R$ 400 e pode ser concedido por até sete meses. A concessão do benefício requer a disponibilidade de até 15 horas semanais do participante.

As inscrições para bolsistas devem ser feitas por meio de formulário online.

A participação, na condição de voluntário, também é aberta aos demais estudantes e à comunidade externa.  Nesses casos, a participação pode render créditos de extensão, horas complementares ou declarações. A disponibilidade requerida é de 6 horas semanais.

CRONOGRAMA – As análises das inscrições vão de 19 a 21 de setembro, data em que será divulgado resultado provisório. A interposição para recursos será no dia 24, e a divulgação do resultado final, no dia 26 de setembro. Nos dois dias subsequentes, os contemplados assinam os termos de compromisso.

O edital de fomento prevê outras vagas para atividades destinadas a práticas esportivas comunitárias e ações de lazer da Diretoria de Esporte e Lazer. Saiba mais

*Data limite de inscrições prorrogada de 18 para 30 de setembro.