EXPOSIÇÃO

Evento no ICC Sul apresenta oportunidades para a prática esportiva na Universidade

Da UnB Agência

A movimentada ala sul do Instituto Central de Ciências (ICC) sediou esta semana a II Mostra Esportiva da Universidade de Brasília. De terça a quinta-feira, a comunidade teve acesso a informações sobre serviços prestados por clubes e pela Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC). A exposição de estandes marca a abertura do calendário do esporte comunitário nos campi.

Os expositores falam em centenas de atendimentos a veteranos e calouros. Muitos deles em busca de alternativas para atividade física e lazer. As modalidades presentes na mostra foram badminton, boxe olímpico, cheerleading, futebol americano, futebol eletrônico, futmanobol, karatê, natação, ninjustu, rúgbi, swordplay, touch tennis, jogos de lutas eletrônicos, jogos de mesa e vôlei.

“Achei ótima essa iniciativa. Temos que ter mais eventos assim”, diz a futura arquiteta Laila Beatriz de Almeida. Ela informa que se interessou por projeto de corrida e caminhada, que descobriu em visita ao evento.  O estudante de Museologia Oswaldo Silva destaca a importância “da integração social” promovida pelo esporte. Ele dispensou atenção especial aos jogos virtuais de luta. “Jogo desde criança”, conta.

Entre as novidades da mostra estava o touch tennis, modalidade inglesa recém-chegada no Brasil. O esporte emula um jogo de tênis em dimensões reduzidas e com equipamentos que favorecem o toque em relação à força. “Acredito que sejamos pioneiros aqui no Centro-Oeste”, diz o estudante de Psicologia Matheus Wisniewski, que ainda busca viabilizar a criação de um clube. “Queremos apresentar o esporte e chamar mais gente para praticá-lo”, diz. O touch tennis tem atividades todas as quartas-feiras, entre 12 e 14h, no ICC Sul.

Apresentar os benefícios do boxe e buscar novos praticantes foi o objetivo do clube da modalidade. “Entre outros aspectos, o boxe propicia o fortalecimento do core [musculatura que envolve as regiões abdominal, pélvica e lombar] e é uma das atividades de maior quantidade de gasto calórico”, destaca o representante do clube Andrey Soares. Estudante de Engenharia Ambiental, ele informa que o esporte tem sido procurado como opção para o aprendizado da autodefesa.

Andrey destaca os benefícios do boxe. Atividades no CO são abertas à comunidade

Os treinos coordenados pelo Clube de Boxe ocorrem no Centro Olímpico (CO) de segunda a sexta, das 12 às 14h, e aos sábados, a partir das 10h. Também há atividades às terças e quintas, a partir das 19h. “É para todos os níveis”, garante Andrey. “O único equipamento necessário é o protetor bucal”, explica.

“Temos visto bastante gente interessada no esporte universitário.”, comemora o técnico desportivo da DEL/DAC e coordenador da mostra, Cristiano Hoppe Navarro. Ele avalia que o evento tem obtido êxito ao compartilhar informações para o fomento do esporte. “Seguimos à disposição para quem tiver interesse em promover alguma modalidade ou criar um clube”, diz.

CALENDÁRIO – O esporte comunitário segue em alta no segundo semestre letivo. A programação inclui a primeira edição deste ano do Cross Cerrado, que já tem corrida marcada para o campus de Ceilândia no fim do mês. O projeto Recreando, o Clube de Corrida e Caminhada, os Jogos Internos da UnB e os Jogos Abertos dos Trabalhadores também estão no horizonte. Acompanhe o calendário e as oportunidades na página eletrônica da DEL.