JUBs Quadras

Time masculino busca título. Feminino quer a classificação para os JUBs de Maringá

Júlio Minasi - DEL/DAC

O handebol masculino da Universidade de Brasília garantiu vaga na fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de Maringá (PR), em novembro, e de quebra pode ser campeão da etapa regional da competição neste sábado (11), em Brasília. A condição favorável foi confirmada nesta sexta-feira, com a terceira vitória em três jogos. A vítima desta vez foi a PUC de Goiás, que saiu derrotada do ginásio do Colégio La Salle por 33 a 23.

O adversário na partida decisiva é a Universo, do Rio de Janeiro. “Nosso objetivo é o título. Perdemos uma final para eles no ano passado e ainda estamos engasgados”, diz João Marcelo, um dos destaques do time da capital federal. O estudante-atleta destaca a partipação das instituições públicas, que, em geral, tem mais dificuldades que as particulares para financiar o esporte. “Além de tudo temos perdido auxílios. Muitas vezes temos que tirar dinheiro do próprio bolso para conseguir jogar”, afirma.

O técnico da equipe, Diorgene Pereira, avalia que para conquistar o título é preciso manter o foco desde o início e mandar para longe o salto alto. Segundo ele, “o time precisa manter o pé no chão e não entrar no clima de já ganhou”. O comandante tem demonstrado satisfação com o rendimento da equipe e diz que o desempenho contra a PUC “foi mais uma vez dentro do esperado”.

Meninas lutam pela última vaga regional para os JUBs de Maringá

FEMININO – O sábado também reserva uma prova de fogo para o time feminino da UnB. A equipe decide contra a Doctum, do Espírito Santo, a terceira e última vaga regional para o JUBs de Maringá. Nesta sexta, a UnB perdeu a semifinal contra as cariocas da Universo por 28 a 19, após deixar escapar uma vitória parcial no primeiro tempo.

As adversárias do jogo decisivo venceram as brasilienses na fase de grupo. Para buscar um resultado diferente, a atleta Heloísa Arakaki, aposta em uma só receita: “precisamos de intensidade e coração”. Ela diz que o time deve evitar oscilações ocorridas até aqui. “Temos que estar ligadas desde o primeiro tempo. Vai ser difícil, mas estamos confiantes”, afirma.