LEVANTAMENTO

Participe e contribua para o país entender melhor o perfil de seus estudantes universitários

Secom / UnB

Na condição de Coordenadora da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das IFES – FONAPRACE/ANDIFES, julgo que, pouco menos de dois meses para o término da coleta de dados, alguns esclarecimentos de natureza metodológica se impõem.

O Brasil viveu, nos tempos recentes, um importante movimento de democratização das instituições federais de ensino superior. O público universitário se aproximou das características demográficas nacionais nos cortes de renda, de cor/raça e de sexo. A IV Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das IFES, realizada em 2014, captou estas mudanças.

Mantendo a série histórica quadrienal, a V Pesquisa, em pleno período de coleta de dados, pretende monitorar com ainda maior precisão os indicadores de perfil discente. Nacionalmente, a coleta de dados teve início em 1o de fevereiro de 2018 e será finalizada em 30 de junho de 2018. Criou-se um sistema de envio de dados e uma plataforma que hospeda o formulário (questionário) – www.perfil.ufu.br. O formulário contém 82 perguntas. O tempo médio de resposta tem sido de 15 minutos e 02 segundos. O formulário é amigável, intuitivo e está hospedado em equipamento robusto.

Para o acompanhamento, criamos um ranking que informa, em tempo real, o número e percentual de respondentes por IFES - https://www.perfil.ufu.br/2018/ifes/ranking_ifes.php. Os resultados até agora alcançados por cada uma das IFES são díspares, mas seguramente dependem da forma como a pesquisa foi disponibilizada aos estudantes.

As IFES com maior êxito são aquelas que condicionaram o acesso à matrícula, ou aos demais serviços disponíveis no portal do aluno/sistema acadêmico, à participação na pesquisa.

Até o presente momento, mais de 250.000 graduandos (as) responderam ao formulário – 21% da população. Façamos um esforço a mais até o final de junho, divulgando a pesquisa e motivando estudantes a fazer parte desta história.

Agradeço todo o esforço coletivo realizado até agora.

Patrícia Vieira Trópia